10 abril 2007

Blogar é perigoso

Piromaníaca da internet é condenada a dez anos de prisão em Tóquio
(Japão / abril 2007)

Egito confirma pena de quatro anos para blogueiro

Adolescente "descoberto" em blog confessa crime

(EUA)

Aposentado é acusado de difamar ex-mulher juíza pela internet

(Brasil)

Iraniano ficará 14 anos na prisão por publicações feitas em blog


É um fato quase unânime de que todo blogueiro é, no fundo, um exibicionista...
por transformar um Diário (antes um objeto íntimo, onde se registravam segredos inconfessáveis) em, literalmente, um Livro Aberto, no qual todos podem bisbilhotar, invadir e palpitar.
Bom, dizem que o ser humano não nasceu para guardar segredos. Mas é incrível como tem gente que não consegue mesmo nem segurar a boca (ou melhor, o teclado) quando comete um crime.
Como os casos acima descritos, há outros tantos crimes (até de assassinatos) cujas provas foram descobertas em blogs, isto é, pela confissão dos autores, ou por uma descrição tão minuciosa de detalhes que denunciava o culpado.
O Ser Humano é mesmo surpreendente...
Esta necessidade que temos de expor as coisas, de não conseguir se segurar...
Eu sempre fui meio o oposto disto. Sou boa pra guardar segredos. Até de mim mesma, e aí isso já é ruim. Esta inibição nascia, com toda certeza, de uma insegurança e medo de críticas muito acentuados. Mas eu sempre digo que o bom de se amadurecer é que você descobre que não é preciso, e é na verdade impossível, agradar a todos.

Por isto adoro os blogs e os blogueiros que conheço, sem nem mesmo nunca ter visto muitas das caras por trás das almas que se mostram fugazmente nas linhas e entrelinhas dos posts. Podem não ser suas almas completas, mas é uma parte delas, aquela que quis se mostrar.
Há, com certeza, milhares de blogs falsos por aí... Mas eu acredito sinceramente nos blogueiros que visito. Concordo, discordo, fico neutra. Desenvolvo simpatia, antipatia, me emociono, dou gargalhadas, desejo ser amiga (o) íntima de alguns e deixo de visitar outros por completa falta de afinidades. E desenvolvo uma relação com todos, que pode ser até unilateral, mas é inexorável.
Fico com a consciência pesada se não tenho tempo de postar (como na semana passada), nem de visitar alguns blogs que eu adoro.

Ops, em um post sobre blogueiros criminosos, acabei confessando várias facetas pessoais. É bom parar por aqui, antes que fique muito comprometedor!

8 comentários:

Anônimo disse...

As penas por crimes cometidos em blogs têm algum agravente em relação às suas irmãs nos canais comuns?

Fernanda disse...

Olá Ana,
sabe que eu também achava que blog era coisa de exibicionista?!Isso travou-me durante muito tempo.Mantive um diário desde a infância e toda a adolescência e o maior medo era que as minhas irmãs( mais novas)o lessem, então mudava o diário de sítio constantemente.Ter um blog aberto a estranhos e anónimos é para mim um desafio enorme, porque sou extremamente reservada.Mas o que é a vida sem riscos?Kaakakaka...
Pessoas serem condenadas devido ao blog não é surprendente, só que antes as confissões eram escritas em cartas e a sua divulgação diminuta.Outros tempos!
Beijos,

( Já adoptei o nick name que me deste, rsss...)

Blog da Mélica disse...

Certo que vivemos em uma democracia, sem censura.. no entanto, creio que em certos casos deveria haver um certo controle no que existe na Internet..

Uma ótima quarta pra ti.. beijos!

Anônimo disse...

vc não devia acreditar em TUDO que escrevo,Ana!!! hehehehehehehehehe

Ana Paula Montandon disse...

Mohammed,
Imagino que os blogs servem apenas como provas dos crimes cometidos pelos autores!

Fê,
Bem lembrado! Antigamente cartas e diários escritos solucionavam muitos crimes.
Beijo pra você!

Mel,
É, há muito tempo precisa-se de uma regulamentação mais séria pra internet.
Boa semana pra você!

Serbão, e eu não acredito, hahaha! Mas acredito que você EXISTE, realmente vou ficar assustada se descobrir que Serbon é um personagem criado e que não existe em carne e osso!
Beijinho!

Thelma disse...

Oi, Ana Paula.
Eu também acredito em tudo o que meus amigos blogueiros dizem/escrevem. Acho divertidíssimo ler os diferentes estilos e (re)conhecer as diferentes pessoas, neste contexto.
Bjs.

valter ferraz disse...

Ana Paula, tem horas que acho que o Serbão é um personagem fictício,
êle é incrível!
Agora, a tendência é a coisa engrossar para os blogueiros, começam a aparecer processos, jurisprudência. Todos tem que se policiar mais.
Um abraço grande e um beijo

Ana Paula Montandon disse...

thelma,
blogar pra mim só não é um vício porque, com filho pequeno e muito trabalho, me sobra pouquinho tempo! Beijo.

Valter,
Concordo com você tanto na primeira como na segunda observação. Beijo!