26 dezembro 2007

Novos sabores











































Em se tratando de experiências com alimentos, existem dois tipos de gente: os que adoram experimentar coisas novas e exóticas e os que se prendem às primeiras memórias gustativas e não se atrevem ou possuem verdadeira aversão a degustar qualquer novidade, que à primeira oferta, retrucam com uma careta: “Não gosto disso!”. Eu faço parte do 1° grupo e estou sempre em busca de novos sabores. Humm, e acabo de descobrir que o Davi também é assim. Nada como uma viagem pra aumentar o rol de experiências gustativas. Ah, e quem pensa que pra isso deve-se desembolsar sempre algum dinheiro, engana-se.

Na semana passada fiz uma viagem de volta às minhas origens (fui à cidade onde nasci, e onde meu pai possui uma pequena fazenda). Nada melhor que uma fazenda pra se descobrir os sabores do cerrado. Nossa primeira providência foi fazer um passeio pelo pomar pra conhecer as árvores e colher as frutas direto do pé.

Comer um jambo colhido do pé é fazer aquela viagem no tempo e retornar magicamente aos tempos de menina, levada por uma máquina invisível, mais conhecida como memória gustativa.

E assim o Davi experimentou amora, pitanga roxa, jambo, gabiroba, acerola, manga, jabuticaba e bacupari, e eu recordei os sabores da minha infância.

E tem gente que ainda prefere chupar balinha de fruta artificial...

12 comentários:

JLM disse...

Acabo de eleger o melhor livro que li em 2007. Passa lá no LIBRU LUMEN e deixa um comentário dizendo o teu. Dica: Só pode ser um.

1 abraço e feliz 2008.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Paula, que delícia deve ter sido a sua infância com todas essas delícias. E que experiência maravilhosa para o Davi.
Eu nao conheco pitanga roxa e nem bacupari, acho que no RJ ele tem um outro nome de coquinho.

Grande abraco e um feliz 2008

Blog da Mélica disse...

Oi, Ana!
Sabe, eu adoro todas essas "frutinhas vermelhas"!:)
Adorei as imagens!
Espero que seu ano tenha começa com energias e que permaneça assim ao longo do ano de 2008!!
Tenha um ótimo dia.. beijos!

Fernanda disse...

Eu também sou daquele tipo de pessoas sempre disposta a experimentar novos sabores, e olha Ana, acho que sou assim com tudo, na vida, rsss....mas essas frutas parecem-me deliciosas, um verdadeiro tormento para alguém que dispôe apenas das frutas de inverno!
Realmente, a tendência das crianças é olhar para o que desconhecem e dizer imediatamente que não gostam; quantas vezes já ouvi isso dos meus filhos? Ainda bem que o Davi saiu á mãe!
Feliz ano 2008!
Bjsss

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ainda de férias????

Vivien Morgato : disse...

querida,tirando amora e jaboticaba(minha fruta prdileta) , nao como mais necas da sua lista.
Uma vergonha..eu sei, eu sei.;0(
Adorei as fotos e os sabores com seu filhote.
beijocas.

Michel Montandon disse...

Que saudade !

Telejornalismo Fabico disse...

*




como é o nome da fruta amarelo claro que está na terceria foto, ao lado das acerolas? como e não sei nome.

e na foto de cima, a que parece uma azeitona preta?




*

JLM disse...

Olá Ana,

O filme não é sobre este livro. Rendition ficou em português com o título O Suspeito. Já o filme baseado no livro Reparação de Ian Mcewan tem o título de Desejo e Reparação.

Já assisti e realmente não vale a pena.

1 abraço.

Vivien Morgato : disse...

em relação a frutas,sou hiper boboca...praticamente não gosto de nada.Sei que é horrível.
;0(
beijocas.

Babs disse...

Que fotos lindas! Seu filho deve ter adorado né? Com certeza deve ter sido uma experiência muito rica, poucas crianças tem acesso à sítios ou fazendas hoje em dia. Os meus só vão muito raramente, e não são corajosos como seu na hora de experimentas as frutinhas...Infelizmente...
Beijo!

Joice Worm disse...

Nham, nham... ainda não jantei e vim parar aqui... Imagine! Agora me deu uma água na boca que nem sei. Adoro frutas naturais tiradinhas do pé.
Vim do Blog da Fernanda (Amor de mãe), de vez em quando dou uma paseada para ver os amigos dos meus amigos.
Vou continuar a vir visitar o seu pomar Ana Paula. Um beijo grande para ti!