04 março 2007

Pensamento da Semana


Em meio a tantos novos gurus da auto-ajuda que brotam a cada segundo nas livrarias, eu prefiro uma e mil vezes ler Marco Aurélio. O seu livro “Meditações” não foi escrito para tornar-se público. Estes pensamentos foram encontrados sob o título “A mim mesmo”, denotando seu caráter íntimo. Não dá pra sintetizar em um parágrafo a grande sabedoria contida em suas palavras, que eram, antes de tudo, as palavras de um estóico, e por isto mesmo ele prezava, a despeito de toda a riqueza e poder que possuía, valores como a inteligência, a verdade e a justiça.
Pra quem já vislumbra a chegada da segunda-feira, e de mais uma semana que começa, deixo um pensamento dele:
“Dize para si mesmo, ao amanhecer: _ Sei que vou encontrar um indiscreto, um ingrato, um grosseiro, um velhaco, um invejoso, um intolerante. Porém eu, aprendi que o bem verdadeiro é o que é honesto e o mal verdadeiro está no vergonhoso; eu que conheço a natureza de quem comete a falta, que sei que é meu irmão não pelo sangue ou pelo nascimento, mas pela inteligência e pela origem divina, não posso considerar-me ofendido por eles, já que nada do que faço poderia envergonhar-me. Com efeito, ninguém poderia despojar minha alma da honradez; é impossível que chegue a aborrecer-me com um irmão e que possa odiá-lo. Ambos fomos feitos para trabalharmos de comum acordo, com os pés, as mãos, as pálpebras, as duas fileiras de dentes superior e inferior. Atuaríamos, pois, contra a natureza sendo inimigos, manifestando desgosto e aversão para com estes desditados.”

6 comentários:

Anônimo disse...

Bom dia Ana Paula,
eu sou fascinada pela cultura latina mas desconhecia esse livro de Marco Aurélio e devo lhe dizer que fiquei impressionada. Essa citação que fez é de uma profundidade, de um humanismo extraordinários!Um livro destes é para meditar em cada frase.
(Já estive em seu blog antes e gostei muito)
Boa semana!

Babs disse...

Adorei! Sem dúvida um grande exemplo!
Ótima semana! Bjos

Ana Paula Montandon disse...

Fernanda,
Eu também fiquei fã deste filósofo desde que conheci seus pensamentos. O livro "Meditações" é da editora Martin Claret. O meu custou R$15,00. Para tanta sabedoria, é de graça! Obrigada por voltar e comentar! Bjim.

Babs,
Dentre todas as virtudes, pra mim não há nada que chegue perto da sabedoria, não é mesmo? Bjim amiga!

Fernanda Sampaio disse...

Bom dia Ana Paula,
já tomei nota do título do livro e vou procurar.
Também a linkei, assim ficamos mais pertinho para nos visitarmos.
Tenha um bom dia.
Beijos!

Anônimo disse...

sei não... ainda sou muito mesquinho... para mim tudo depende do tamanho do desdito.

Ana Paula Montandon disse...

Léo, você é indizível e impagável! Beijo!