08 março 2007

Mulher Orquídea


Isaura e eu trabalhamos na mesma empresa, mas em departamentos diferentes, por isto não a vejo sempre. Quando passo por ela nos corredores está sempre com um sorriso pra distribuir. Resolvi apelidá-la de Orquídea do Cerrado, por causa da sua história. Isaura é pequena, delicada e forte ao mesmo tempo. Assim como a orquídea do cerrado, ela capta os poucos recursos de que dispõe e, milagrosamente os transforma em belas florezinhas. Quem vê seu sorriso franco não pode vislumbrar a guerreira que, todos os dias vence a batalha de prover a casa, criar dois filhos dando-lhes amor e educação, tentar entender as dificuldades pelas quais passa o marido que há anos não tem um emprego fixo, lidar com o problema de saúde da filha com otimismo. Às vezes nota-se o olhar preocupado, mas, entra dia e sai dia, seu sorriso está sempre ali. Sabe que a vida poderia ser melhor, mas pega o que lhe foi dado e faz disso o seu MELHOR. Sem reclamar, sem se sentir injustiçada pela vida.
Nesse cerrado imenso que é Goiás, há muitas orquídeas que crescem na bifurcação dos galhos retorcidos e secos das suas árvores. Poucas pessoas sabem disto. Menos ainda são capazes de notar sua presença. Mas para quem conhece estas flores é impossível não parar para admirá-las.
Indiferente a isto elas vicejam, pequenas, coloridas, delicadas, fazendo do sol escaldante e da água que se armazena nas rachaduras do caule, seu alimento.

Este post integra a blogagem coletiva para o Dia Internacional da Mulher, promovido pela Denise.


A foto é de um legítimo exemplar de orquídea do cerrado goiano (não sei o nome científico), este fica no jardim da minha casa.

16 comentários:

Ana disse...

Oi xará...td bem ? Obrigada pela visita, vim retribuir e xeretar um pouquinho seu mapa. Adorei a história de mais uma brasileira que lutando sua dura batalha de tds os dias ainda encontra sorriso para sorrir !
Ps.: Sou maluca por orquídeas e fiquei com inveja do seu quintal !rsrs...bjks, Ana

Fernanda Sampaio disse...

Bom dia Ana Paula,

a Isaura está então de parabéns, porque manter um sorriso no rosto, com um peso tão grande nos ombros, não é para todos. Por isso, tenho a certeza que ela merece a sua admiração e a de todos que convivem com ela.Contudo, penso que quem beneficia mais com essa atitude é a própria Isaura.
Adorei a orquídia! É de uma beleza absoluta.
Bom fim de semana.
Beijos!

Babs disse...

Apreciar a beleza e a força quando se encontra é também um dom precioso.
Toda mulher tem dentro de si uma orquídea do cerrado pronta para florecer, basta haver a circunstância, necessidade e sensibilidade. Ao homenagear Isaura você homenageou todas as outras, e todo o potencial de se ser orquídea.
A aspereza da vida não é desculpa para não retribuir e exteriorizar beleza e simpatia. Como já dizia "Dona Beija", cada um dá o que tem.

Realmente a sabedoria é um dom preciosíssimo. Alguém pode até conseguir comprar erudição, mas sabedoria só se consegue no particular...

Ana Paula Montandon disse...

Ana,
obrigada pela visita! Sabe, existem tantas mulheres orquídeas pra gente se inspirar, não é?
Há, é o Gustavo (meu marido) que cuida do jardim.
Beijinho

Fernanda,
Você também merece parabéns pela mãezona que demonstra ser, e, acima de tudo, pelo lindo exemplo de mulher.

Babs,
eu vejo muitas pessoas fracas hoje em dia, que perdem a cabeça e se desesperam e se entregam diante das dificuldades da vida. Eu realmente admiro estas pessoas que tem força e seguem de cabeça erguida! Um beijão e feliz nosso dia (atrasado)

Anônimo disse...

tô aqui, goiAna Paula!!!! e feliz dia da mulé! mesmo zoando as habilidades automobilísticas de vcs!!!
;)

Ana Paula Montandon disse...

"bom te ler", Serbão! Meu marido que não me ouça, mas eu sou uma legítima representante das barbeiras...hahahaha!

Anônimo disse...

Bela história. Se todos nós, homens e mulheres, nos portássemos desse jeito, na certa tornaríamos o mundo mlehor.

Ana Paula Montandon disse...

Obrigada por deixar seu comentário, lino!

Denise Arcoverde disse...

Adoro as flores de Goiás! :-)

Obrigada por ter participado da blogagem, Ana Paula! Beijo!

Ana Paula Montandon disse...

Denise,
adorei ter participado da blogagem coletiva! Obrigada pela visita!

Fernanda Sampaio disse...

Bom dia Ana!
Gostei muito do seu último comentário lá no meu blog; sábado fomos ao Porto(2ª maior cidade de Portugal) e no shopping procurei pelo livro de Marco Aurélio( infeliz/ esgotado, mas já reservado)e lembrei-me de vc várias vezes, sendo essa lembrança tão real como de um amiga de longa data, que eu conheça pessoalmente.De facto, a internet é fantástica por nos proporcionar estas ligações tão especiais.
Uma boa semana!
Beijos.

Anônimo disse...

uma curiosidade - Ana Paula, vc sabia que a baunilha vem de uma orquidea???

Anônimo disse...

Legal visitar vc. Muita sensibilidade, profunda, meiga. Passa lá no meu canto se quiser. Um beijo, Sandra

Ana Paula Montandon disse...

Fernanda,
Boa leitura pra você!

Serbão,
Jura? Eu não sabia disso!

Sandra,
Deixa seu endereço que eu vou sim, te visitar! Obrigada pela visita.

Anônimo
Que legal, arrumei meu primeiro Troll! Mas como você é invejosinho e despeitadinho, heim? Tadinho, e não foge à regra dos trolls: não tem coragem de se identificar e hahahaha, eu morri de rir de seu comentário. Tststs, Fofo, cresce e aparece, tá?

Anônimo disse...

Ana Paula, trolls são um sinal de que a audiência tá aumentando.
e este tem "cú" com acento...

eu tenho um troll engraçado, que faz buscas no Google com meu nome e algumas coisas mais "indizíveis"...
ele loga sempre dos EUA. vamos trocar?

Ana Paula Montandon disse...

Serbão, interessantes estes verminhos, não? Esse seu pelo menos é mais criativo. Beijo!